Voltar

Como escolher uma prova… no exterior!

Olá pessoal, há um tempo atrás falamos sobre como escolher uma prova para participar. Como um grande apaixonado por desafios, vamos ampliar um pouco mais a discussão falando sobre provas no exterior! O Turismo esportivo está em alta então, por que não conciliar aquela vontade de conhecer um outro país com a chance de nadar uma prova em águas totalmente diferentes do que se tem no Atlântico?

A primeira recomendação sobre conversar com a família segue no topo da lists, ainda mais considerando que o investimento será em moeda estrangeira e dependendo do valor do câmbio os custos realmente vão pesar no orçamento familiar.   

Procure conversar com amigos ou pessoas que já estiveram no destino para saber mais detalhes sobre a prova (caso já tenham participado), recomendações de lugares para hospedar, se alimentar, dicas de transporte público… 

Sobre a estrutura de prova, verifique não só os itens de suporte ao atleta (ambulância, staffs, boias, estacionamento, etc), mas também se os eventos são chancelados (reconhecidos por alguma entidade), quem são os organizadores, se existe alguma federação ou associação local que você pode recorrer caso haja algum imprevisto (esperamos sempre que não, mas tenha em mente que pode sim acontecer…)

Nunca se esqueça de ler o regulamento!! As regras podem variar de um país para outro assim como os documentos exigidos para participar. Obtenha o máximo de detalhes possível sobre autorizações (se é necessário permissão ou não de entidades nacionais – Confederação), acompanhamento obrigatório (barco de apoio, caiaque… se é pago a parte ou faz parte da estrutura), taxas extras, equipamentos de segurança…

Aqui seguem algumas indicações de eventos no exterior

http://www.marnatonedreams.com/es/home.html e http://oceanman-openwater.com/ (Provas ótimas de circuito pela Espanha e Europa)

https://openwaterswimming.com/2015/05/worlds-top-100-open-water-swims-in/ e http://openwatersource.weebly.com/worlds-top-100-open-water-swims.html (provas oficiais e amadoras nomeadas as melhores do mundo)

https://globalswimseries.com (eventos em vários países, mas recomendados para atletas mais experientes)

http://openwatersource.weebly.com/worlds-top-100-open-water-swims.html

https://www.google.com.br/amp/s/amp.redbull.com/ie-en/best-open-water-swim-races-in-the-world

http://10kswim.blogspot.com/2009/03/worlds-top-100-open-water-swims.html?m=1