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10 Erros que já cometi em provas de maratona aquática

Durante os mais de 10 anos de águas abertas treinei pude participar de diversas provas, com as mais variadas condições. Aprendi muito errando e conversando com meus “adversários”, alunos, espectadores e técnicos. Cada prova que termino sinto que ganhei uma nova experiência, as provas são sempre grandes oportunidades para evoluir. Tenho certeza que vou aprender MUITO ainda… Mas aproveito a oportunidade para falar de alguns erros que já cometi e acho importante passar para vocês, pois podem antecipar e corrigir em suas provas… 

1. Hidratação errada: uma hidratação ruim pode reduzir 10 a 30% seu rendimento em treinos e provas segundo nutricionistas, por isso converse com um profissional especializado, teste sua alimentação antes da prova e nunca mude nada no dia. Trocar de alimentos, mesmo que por indicação de amigos, pode não ser bom para o organismo, comprometendo toda sua prova. 

2. Não dormir ou descansar pouco na semana da prova: com correria do trabalho, rotina doméstica e familiar muitas vezes não conseguimos descansar o suficiente. Mas para sua principal prova do ano ou treinos específicos programe-se!! A diferença é ENORME!! Estudos comprovam que uma boa noite de sono controla o nervosismo, deixa a mente mais tranquila e consequentemente melhora o desempenho. 

3. Não aquecer antes da prova ou aquecer demais: o exagero para mais e para menos não ajuda. Conheça seu corpo e faça exatamente o que treinou, esta é sempre a melhor dica. 

4. Esquecer de passar vaselina  protetor solar. Assaduras ou queimaduras provocadas por insolação causam um desconforto enorme durante a prova.

5. Utilizar óculos/roupa nova na prova: errei o ajuste do óculos e ficava entrando água o tempo todo. Roupas novas de neoprene especialmente também podem causar desconforto caso sejam muito apertadas, curtas…

6. Não prestar atenção na explicação do percurso: sem orientação na hora de nadar fiquei sem saber para onde ir, dependendo de outros participantes. Por isso participar do congresso técnico é muito importante!! Tire suas dúvidas e trace a melhor estratégia. 

7. Subestimei outro atleta: já tentei acompanhar um adversário desde a largada,  mas como ele imprimiu o ritmo dele antes da metade da prova eu já estava cansado e depois de um tempo não consegui mais acompanhá-lo; outra vez pensei estar no controle, nadando a frente, mas perdi no sprint final. Realizar ultrapassagem antes da hora também pode não ser uma boa, poupar energia para momentos cruciais também é importante. 

8. Em provas longas não respeitar o que o técnico e o barqueiro estão sugerindo: estava me sentido bem, confiante, pensei estar correto mas acabei errando o percurso ou o ritmo de prova. O trabalho em equipe e confiança são essenciais na hora da prova;

9. Tentar um trajeto diferente do que a maioria está fazendo: nadar em grupo em águas abertas, mesmo que seja mais fácil, as vezes é a melhor opção. Estudos indicam que seu rendimento pode ser melhorado em até 20%;

10. Ficar em pé na chegada antes da hora, não dar pé ainda e ser ultrapassado: também já tomei um “caldo” de uma onda na chegada por não ter olhado se ela estava vindo. 

Espero ter ajudado vocês e caso tenham mais erros que gostariam de compartilhar para ajudar os outros, fiquem a vontade!! É trocando experiências que a gente cresce e evolui. Abraços!