Voltar

Samir Barel encara pela segunda vez o Amazon Challenge 30k de maratona aquática

Conhecido como um dos principais fomentadores da maratona aquática no Brasil, Samir Barel cai na água na próxima semana, dia 24 de junho, para incentivar um dos novos percursos que estão surgindo na modalidade. O Amazon Challenge 30k, organizado pela Associação Aquática Amazonas, na cidade de Manaus, teve início em abril e busca atrair os fãs da natação em águas abertas para o famoso Rio Negro, um dos teosuros da Amazônia. 

“Eu havia nadado os 30k em 2015, em uma prova teste que a Aquática Amazonas fez. Agora o desafio ganhou corpo, se tornou individual, igual a algumas das provas internacionais que existem, e é uma grande oportunidade para os praticantes da maratona aquática. Decidi nadar novamente pela beleza do local, pelo desafio em si e pela organização de excelência”, conta o nadador, que é o primeiro e único brasileiro a conquistar a tríplice coroa das águas abertas – as três ultramaratonas aquáticas mais difíceis do mundo. 

Além de nadar, Samir aproveita a oportunidade para acompanhar uma aluna que tem uma história especial. Ana Paola tem 54 anos, é aposentada e não acreditava que poderia realizar uma façanha dessas até que Samir mostrou seu lema: #SomosTODOSCapazes de atingir nossos objetivos, independente de quais sejam!

“Faz 7 anos que voltei a nadar. Conheci o Samir na Travessia do Rio São Francisco, assisti a palestra dele e ainda assim achava uma loucura que todos poderiam nadar grandes desafios, como Canal da Mancha, isso pra mim era para poucos. Mas há 3 anos estou nadando com o Samir e dos 5k que eu fazia já estou passando para provas mais longas. Ele nos incentiva muito, faz com que a gente se sinta confiante e agora eu aprendi que sim, somos capazes de encarar qualquer desafio!”

Nadador e profissional versátil

Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do planeta. Nos últimos tempos tem dividido a rotina de treinos com o lado empresarial como sócio proprietário da academia Cunzolo Campinas; perfil empreendedor, estando a frente do Desafios Aquaman, um projeto pioneiro e desbravador de novos percursos na Maratona Aquática; e claro, técnico da Samir Barel Assessoria Aquática, que atende nadadores amadores e profissionais em todos os estados e está se tornando referência no ensino e performance em provas de natação em águas abertas. “O dia é cheio, mas eu amo o que faço”, conta o ultramaratonista aquático.