Voltar

Por que usar roupa de borracha (neoprene)?

Ao contrário do que muitos pensam, as roupas de borracha – ou neoprene – não  servem apenas como isolante térmico que protegem os atletas de águas frias. Elas facilitam a FLUTUAÇÃO, diminuindo o arrasto proporcionando pela água e aumentando o deslizamento na superfície. Por isso, muitos optam por utilizá-las mesmo que a temperatura da água não esteja tão baixa para ganhar “vantagem competitiva”. 

Esse tipo de vestimenta trouxe um grande benefício à técnica de BRAÇADA. Existe uma melhora significativa no comprimento, na frequência e índice das braçadas com o uso da roupa, um ganho muito importante para quem visa uma performance mais eficiente.

Além disso, existem os modelos COM MANGA E SEM MANGA. Aí vem a pergunta: qual é melhor? Tudo depende exclusivamente da ADAPTAÇÃO DO PRATICANTE ao material adquirido. A roupa sem manga permite um movimento de ombros mais solto. As roupas com manga podem dificultar um pouco o movimento da braçada, mas são mais propícias para quem procura uma melhor flutuação ou mesmo pretende se sentir mais seguro em águas frias, uma vez que cobrem mais partes do corpo mantendo a temperatura do corpo mais equilibrada. 

Em metragens mais curtas o atleta pode não sentir muita diferença mas em longas distâncias o praticante pode sentir certo desconforto na execução dos movimentos dependendo da escolha da roupa. Mas só quem pode avaliar isso é VOCÊ! Por isso testar a roupa ANTES da prova é muito importante! Quando efetuar a compra, puxe bem o cavalo, os braços e não deixe sobras. Quanto mais você utilizar e sentir na pele os prós e contras, mas conforto terá durante a prova.  

Um conselho que não pode ser desconsiderado em dias de prova é o uso de VASELINA nos lugares que assam, como pescoço e axilas (roupas sem manga), além de antebraço, no quadril e na canela para auxiliar a retirada da roupa após a prova.  

Agora, muito cuidado no verão ou locais onde a temperatura da água esteja mais quente. O neoprene compromete a regulação térmica do corpo e o atleta pode vir a desmaiar com a temperatura corporal elevada (hipertermia).