Voltar

Enjoos, náuseas e mal estar durante a prova… O que fazer?

Foto: Talita Saab

Olá pessoal. Algumas pessoas, em especial nas primeiras vezes que disputam provas em águas abertas, acabam se sentindo enjoadas. Esse mal estar pode ser devido ao balanço do mar mesmo, alguns só de ver o mar mexido já sofrem com ânsia de vômito. Outros podem ter crises de labirintite, o que também ocorre na piscina quando o nadador executa viradas, por exemplo. 

O ideal é consultar um médico para que ele recomende uma medicação pré-prova, cortando o efeito do enjoo. Alguns remédios têm como efeito colateral sonolência, portanto converse com o médico antes para ter certeza de que a medicação sugerida realmente é a melhor opção para a sua necessidade. 

Tem pessoas que passam mal ao ingerir gel de carboidrato. Neste caso, sugiro consultar um nutricionista e verificar qual tipo de alimento pode ser utilizado para substituir. Apesar de ser mais prático e fácil de carregar, se o gel não bate bem no seu estômago, não vale a pena comprometer meses de treino por conta de uma alimentação inadequada. 
Por isso também, no dia da prova, não utilize nada novo ou diferente do que está acostumado a ingerir. Teste toda sua hidratação antes da prova, nos treinos, pois se você tiver algum tipo de reação indesejada, não sairá da prova frustrado(a) por ter passado mal.