Voltar

Águas abertas e cuidados com a pele

Olá pessoal! Vamos falar sobre alguns produtos que fazem parte da rotina de todos os atletas de natação em águas abertas. Começamos pelo protetor solar, item essencial não só nos dias de sol. Aquele mormaço de alguns dias nublados pode provocar queimaduras que geram muito desconforto no pós-prova do atleta. Por isso, quem utiliza protetor apenas nos dias de sol, pode repensar esse hábito.  
A maioria dos atletas opta por uma fórmula de amplo espectro, que proteja contra os raios UVA e UVB, e um fator de proteção muito elevado (de 50 em diante). Filtros em gel ou hidratante? Dependendo do tipo de pele, um pode absorver mais rapidamente que o outro. 
Uma dúvida muito frequente entre os nadadores é sobre a diferença entre lanolina e vaselina. Esta última ajuda bastante contra as indesejadas assaduras. O produto sólido dura mais que a vaselina líquida, por isso, se estiver nadando uma prova com volume muito grande vale a pena comprar o lubrificante em barra

Já a lanolina é ideal para provas em águas frias pois ajuda o corpo a reter calor. Alguns atletas gostam de fazer um produto manipulado, 80% lanolina e 20% vaselina, que, além de tirar o atrito, segura mais a temperatura corporal.