Voltar

Baixou a neblina na hora da prova? Como sair desta situação?

Amazon Challenge – Foto Alcides Netto

A maratona aquática é uma modalidade outdoor, logo as condições climáticas interferem diretamente na prática. Chuva e neblina são situações que podem causar medo em alguns atletas, portanto, seguem algumas orientações muito importantes caso ocorra com você. 
Sempre digo para meus alunos que segurança vem em primeiro lugar!

Quando baixa a neblina, muitas vezes não é possível enxergar nada a um ou dois metros a frente, então a primeira coisa a fazer é parar. Não se arrisque em ir adiante pois você corre o risco de nadar em círculos, se perder. Procure a margem mais próxima e se encaminhe para lá. Não existe técnica para superar essa adversidade e sim segurança! É importante também fazer algum barulho pois pode vir algum barco ou caiaque te resgatar e com a neblina limitando a visão, o som pode ser a forma mais fácil de te localizar. 

Com relação a chuva, fique atento a duas condições: visibilidade e raios. Assim como ocorre com a neblina, caso você não consiga enxergar o percurso a sua frente o ideal é parar. Se a chuva vier com raios e trovões, o melhor é sair da água rapidamente pois a água é condutora de energia e uma descarga elétrica pode te atingir. 

Em ambos os casos, lembre-se também de avisar a organização imediatamente após sua saída da prova para que eles tenham controle e a equipe de resgate não seja acionada desnecessariamente!! Segurança é um assunto muito sério.