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Benefícios do nado atado ou nado resistido?

@vitoria_farabulini – atleta da Samir Barel Assessoria Aquática

Olá pessoal! Você sabia que o nado atado/estacionado/resistido pode trazer um estímulo diferente para sua preparação? O equipamento é composto de uma cinta para colocar ao redor do quadril e um elástico preso na borda, o que faz com que o nadador mantenha a estabilidade do movimento na piscina e quando esticar o elástico cria uma resistência.

Esse tipo de treino é muito comum para atletas de alto rendimento e busca aprimorar a resistência e a força do nadador. Mas devido a praticidade (o elástico é um equipamento simples, barato e fácil de transportar e guardar), nadadores amadores também podem se beneficiar. Em tempos de pandemia, onde muitos locais enfrentam restrições na abertura de academias para prática de atividade física, pode ser uma alternativa interessante. Vc pode utilizar na piscina da sua residência, condomínio ou mesmo naquelas piscinas pequenas (inflável ou demontável).

Uma dica nesse tipo de treino é utilizar o tempo e/ou contagem de braçada como referência. Por exemplo, faça 2 minutos nadando, por um de descanso, ou 100 braçadas e descanso. Sugiro também séries intervaladas, afinal, com séries muito longas a tendência é o quadril baixar, o atleta deixa de finalizar braçada, perde posição técnica e isso pode gerar alguma lesão. Pode até ganhar condicionamento físico, mas o risco de machucar é grande.

Pode fazer também séries isolando membro superior ou inferior, exemplo, série com flutuador ou com pranchinha, para aumentar a propriocepção… Mas lembre-se de utilizar o material de maneira correta! Com o elástico você já está aumentando a resistência então colocar palmar/pé de pato pode gerar mais sobrecarga. Por isso, faça menos repetições para não gerar lesões e se possível peça ao seu treinador para prescrever o treino. Ele já está mais habituado com as suas necessidades e limitações.