Voltar

Na maratona aquática, que posição é melhor na largada?

Largada Aquaman Cocanha 2019 – foto: Fabio Mota

Olá pessoal!! Muitos atletas, especialmente os iniciantes, me perguntam: Samir, qual posição eu devo ficar na largada pra sair bem? Para atletas iniciantes a melhor opção é largar mais atrás e não correr o risco de contato físico, pois isso pode incomodar quem ainda não está acostumado com a “muvuca”. Lembre-se que mesmo sendo uma modalidade individual o contato é frequentemente na maratona aquática, ainda mais na largada onde todos estão procurando o melhor grupo, trajeto e estratégia. Se posicione mais a frente gradativamente.

Atletas mais rápidos e experientes já encontram seu espaço e grupo mais rapidamente. Por isso, a dica é encontrar seus adversários e sair mais próximo deles. Para os atletas mais lentos aconselho sair nas laterais, pois desta maneira poderá encontrar seu espaço e seu grupo de acordo com “afunilamento” até a primeira bóia.

Um erro comum é largar muito forte e após um ou dois minutos estar hiperventilando (respiração acelerada). Neste momento bate o desespero, falta fôlego e você pode comprometer toda sua prova, errando o ritmo e deixando pra trás toda sua estratégia… Por isso, aconselho sair utilizando a força e não tanto a aceleração da braçada. Controle sua respiração e intensidade de forma que não atinja seu máximo! Segure esta intensidade até encontrar um grupo de força igual ou pouco mais forte. Mantenha-se neste grupo e aí sim inicie sua estratégia de prova.