Voltar

Por que a preparação física é importante para nadadores?

Carol ministrando treino na Academia Move Acqua Vinhedo

A preparação física ajuda o atleta a adquirir todas as condições necessárias para praticar sua modalidade esportiva, neste caso a natação. Quem nunca ficou sem fôlego quando finalizou uma prova?! Ou teve dificuldades de executar algum movimento na hora da prova porque faltou flexibilidade, força ou outra aptidão física?! 

A preparação física aumenta a capacidade do corpo de responder adequadamente aos estímulos físicos, possibilitando que os músculos e articulações se movimentem em maior amplitude, aumentando sua capacidade de suportar peso e se adaptar a sobrecarga. 

Em resumo, preparação física significa preparar o corpo, seja para melhorar sua condição física ou para atingir um determinado objetivo. A função de um preparador físico é montar um plano de ação de acordo com os objetivos e necessidades de cada atleta, como por exemplo, ganho de força, resistência e flexibilidade, monitorando sua evolução e preparando seu corpo para atingir a performance desejada. 

Os alunos da Samir Barel Assessoria Aquática contam com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados e que possuem ampla vivência no ambiente aquático. A preparação física é feita por Ana Carolina Morelli, educadora física e campeã pan-americana e sul-americana master de piscina. Se você quer melhorar sua performance na água, entre em contato!