Voltar

Tem idade para começar nas águas abertas?

Passeio Treino Aquaman – Ilha Anchieta (2019)

A maratona aquática é um esporte bastante democrático. Para a natação não existe idade, gênero, biotipo… Todos podem aprender a nadar e se adaptar as condições encontradas, sejam elas da piscina ou do ambiente ao ar livre.

Mas claro, é preciso considerar que a capacidade de aprendizagem de um adulto é diferente de uma criança ou um jovem. O adulto quando chega na academia geralmente já sabe nadar e tem diversos vícios. Tirá-los é bem mais difícil do que para alguém mais jovem que acabou de aprender o movimento, que está com a mente mais aberta para receber informações novas. Além disso, alguns adultos, por já terem vivenciado determinadas situações, chegam com medo ou algum trauma de nadar em mar, rio. Então o professor/treinador primeiro tem que ensinar a pessoa a controlar o medo e a ansiedade (que causa esse choque) pra depois trabalhar os aspectos mais técnicos.

Por isso, o tempo de aprendizagem de um adulto pode até ser maior que para alguém mais jovem, sem experiência ou traumas, mas idade não é nem pode ser um impeditivo. Assim como todos nós temos nossa individualidade, necessidades e limitações, tem pessoas que lidam com a situação de maneira mais rápida e tranquila, e outras precisam de um tempo maior para se adaptar as circunstâncias.